"Pense globalmente e actue localmente". John Lennon

Núcleo Hridaya

O Núcleo Hridaya é uma organização permanente do Centro Yoga de Queluz, constituída por voluntários com orientação filosófica e prática do Yoga, propondo-se desenvolver, de forma desinteressada, acções de ajuda humanitária, protecção ambiental e auxílio para com todas as criaturas, enraizando princípios de compaixão e solidariedade universal alicerçados na Unidade da Vida.
(Artigo 1º do Regulamento)



domingo, 7 de fevereiro de 2010

Uma parábola

Certa vez, disse o Buddha uma parábola:
Um homem viajando por um campo encontrou um tigre. Ele correu, o tigre corria no seu encalço. Aproximando-se de um precipício, o homem tomou as raízes expostas de uma vinha selvagem nas suas  suas mãos e pendurou-se precipitadamente, na beira do abismo. O tigre farejava-o  acima de si. Tremendo, o homem olhou para baixo e viu, no fundo do precipício, outro tigre à sua espera. Apenas a vinha o sustinha.
Mas ao olhar para a planta, viu dois ratos, um negro e outro branco, roendo aos poucos sua raiz. Neste momento os seus olhos perceberam um belo morango vicejando perto. Segurando a vinha com uma mão, ele pegou o morango com a outra e comeu-o.
"Que delícia!", disse ele
 
Reflexão: Perante a transitoriedade do corpo e a transitória impermanência da ilusão, a imortalidade do Eu emerge no aqui e agora... Talvez tenhamos todos de neutralizar o instinto de sobrevivência para perceber a diferença entre efémero e eterno... Que possa o mundo ser saciado com esta compreensão - Sorte e Azar são duas faces da mesma moeda... A grande riqueza é esta compreensão...

Sem comentários:

Enviar um comentário

 

Quer receber noticias deste blogue? escreva aqui o seu email:

Delivered by FeedBurner